Licenciamento e Gestão Socioambiental

Gestão Estratégica de Sustentabilidade

Gerenciamento Empresarial em Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho

Arqueologia, Patrimônio Cultural

Quem Somos

Prof. Dr. João Sampaio d’Avila, nosso fundador, é um dos mais relevantes pesquisadores e cientistas na área ambiental em Sergipe, além de ser fundador do curso de Engenharia Ambiental no Estado.

A Ambientec é uma empresa que possui experiência e expertise em soluções sustentáveis, consultoria e assessoria em engenharia ambiental.

 O nosso intuito é ajudar administradores públicos e privados a cumprir as obrigações socioambientais, por meio de uma gestão terceirizada de suas atividades operacionais e para atendimento de um extenso regramento jurídico, obedecendo todos os requisitos legais.

 Oferecemos serviços de assessoria, consultoria, licenciamento ambiental, programas de educação do patrimônio cultural, projetos de cunho executivo, como o plantio para recuperação de área degradada ou supressão vegetal para realização de obras, fiscalização, supervisão e monitoramento de comunicação social com foco na interação com as comunidades.

 A Ambientec realizou projetos por todo o país e é reconhecida por sua história sólida, pela credibilidade e comprometimento em cada projeto, pela inteligência estratégica para a gestão da sustentabilidade, por sua equipe interdisciplinar altamente qualificada e pela ética na execução dos serviços.

Muito prazer, somos a Ambientec.

Ambientec Soluções Sustentáveis.

Estratégias socioambientais que viabilizam a implantação do seu projeto.

Uma empresa com foco em sustentabilidade, que atua em todo o ciclo de vida de um empreendimento público ou privado com serviços de Licenciamento Ambiental e Arqueológico.

Com uma equipe própria, integrada e altamente especializada, a Ambientec desenvolve estratégias sustentáveis que atendem todos os requisitos legais, viabilizando a implantação e customização de projetos, evitando assim custos adicionais.

Áreas de Atuação

Conheça nossas principais soluções

Licenciamento e Gestão Ambiental

Prestamos serviços de consultoria e assessoria ambiental para licenciamento e gestão socioambiental em todas as etapas do processo.

A AMBIENTEC Soluções Sustentáveis desenvolve e elabora estudos, planos e programas ambientais personalizados, orienta e assessora empreendimentos em todas as etapas do processo de licenciamento para regularização, adequação, ampliação, implantação, operação, encerramento e uso futuro de empreendimentos. Disponibilizamos um leque de serviços que influenciam positivamente na imagem corporativa do empreendimento, amplia o valor de mercado, gera novos negócios, minimiza custos e conflitos, identifica oportunidades, indicando soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis.

Gestão Estratégica e Sustentabilidade

 

Todo empreendimento sustentável tem a obrigação de ser ecologicamente correto, culturalmente aceito, socialmente justo e economicamente viável.

A AMBIENTEC disponibiliza produtos e serviços que preservam e mantêm biodiversidades e ecossistemas naturais através de projetos e estratégias de sustentabilidade, com soluções especializadas para embasar a tomada de decisão dos gestores, utilizando ferramentas que auxiliam a gestão estratégica e minimizam custos e riscos. Um conjunto de instrumentos gerenciais fundamentais para o bom andamento de todo empreendimento hoje e no futuro.

Gerenciamento Empresarial em Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho

 

Transformar restrições em diferenciais competitivos, é isso que fazemos com excelência.

Na AMBIENTEC nós elaboramos um cronograma detalhado de execução, monitoramento, fiscalização e recursos destinados a cada ação, integrando assim todos os processos para alcançar melhores resultados. Disponibilizamos serviços de compliance, auditorias, análises de risco, assessoria especializada, fiscalização integrada, monitoramento de atividades de campo e diligências em todas as fases do projeto ou operação. O nosso diferencial competitivo é a capacidade de identificar e mobilizar profissionais altamente capacitados e especializados, dos mais diversos perfis técnicos e comportamentais, para melhor adequação às necessidades do cliente.

Arqueologia, Patrimônio Cultural

 

Harmonizamos as áreas de Arqueologia e Patrimônio Cultural para conciliar as políticas de preservação com as políticas de desenvolvimento.

A missão da Ambientec apresentar soluções que viabilizem o empreendimento, promovendo a preservação do Patrimônio Cultural e Natural ameaçados.

Com base na Instrução Normativa Nº 001 de 25 de Março de 2015, a Ambientec assessora empresas em fase de Licenciamento Arqueológico. Com um equipe interdisciplinar de profissionais de alta capacidade técnica e ampla experiência em estudos arqueológicos, com formação acadêmica em todos os níveis e em diversas áreas do conhecimento: Arqueologia, Gestão do Patrimônio Cultural, Antropologia, História, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitetura, Pedagogia, entre outras.

Nossos Números

Soluções que trazem segurança para sua empresa

Empresas atendidas

Cidades Alcançadas

Projetos realizados desde 2014

Estados Alcançados

Nossos Cases

Gerenciamento Costeiro

DESAFIO

Elaborar o Plano de Estadual de Gerenciamento Costeiro no Estado de Sergipe. Uma exigência da Lei Federal 7.661 que objetiva preservar os recursos naturais ainda existentes e a qualidade de vida, minimizando problemas sociais, econômicos e socioambientais (saúde, clima, recursos hídricos, ecológicos, saúde ambiental para lazer e turismo, etc.).

CENÁRIO

Sergipe está localizado em uma Bacia Sedimentar Costeira com potencial elevado de produção de petróleo e gás nas zonas costeiras terrestres marinha. A Bacia Costeira por um lado é uma área extremamente dinâmica e com recursos naturais de bastante relevância econômica para o país, por outro está também vulnerável e exposta às ações do homem em relação às modificações no ambiente.

SOLUÇÃO

A Ambientec realizou estudos socioambientais e diagnósticos em toda a zona costeira do estado de Sergipe, abrangendo no total 18 municípios. Dentre os diagnósticos e estudos estão a Análise SWOT participativa, um plano de gerenciamento costeiro, linhas estratégicas para o gerenciamento costeiro, diretrizes de uso e ocupação da zona costeira, zoneamento ecológico econômico, programa de atividades econômicas e o plano para o microdiagnóstico da zona costeira de Sergipe.

Barragem do Rio Catolé

DESAFIO

Elaborar e executar o Programa de Salvamento e Monitoramento Arqueológico na área de influência da Barragem do Rio Catolé, no município de Barra do Choça/BA. Buscou-se cumprir com os dispositivos legais e normativos vigentes (sobretudo Artigos 215 e 216 da CF/88, Decreto-Lei n.º 25/37, Lei Federal n.º 3.924/61, Portaria SPHAN n.º 07/88, Portaria IPHAN n° 230/02, dentre outros), bem como as condicionantes estabelecidas pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia.

CENÁRIO

A Barragem do Rio Catolé está sendo instalada no município de Barra do Choça/BA, pela Empresa de Águas e Saneamento da Bahia – EMBASA, com o objetivo de garantir a disponibilidade hídrica de abastecimento da região metropolitana de Vitória da Conquistas. Estima-se que o empreendimento beneficiará cerca de 370.000 habitantes.

As obras a serem realizadas oportunizarão a verificação, registro, análise e interpretação do conteúdo estratigráfico em área de tamanho considerável. A eventual existência de remanescentes arqueológicos nessas áreas possibilitará a identificação e estudo de parte da história dos grupos humanos pretéritos que se estabeleceram nessas localidades, quer seja no período histórico ou pré-histórico.

SOLUÇÃO

A Ambientec encontra-se realizando o monitoramento arqueológico das obras. A equipe é composta por profissionais habilitados que estão executando ações efetivas e diretas de avaliação e fiscalização, com o objetivo de prevenir a destruição de informações relevantes à pesquisa sem o devido registro e estudo. Os procedimentos empregues durante os trabalhos de campo, bem como o controle das áreas monitoradas e resultados obtidos estão sendo detalhadamente registrados e documentados em fichas e diários de campo, de modo que se tenha controle do desenvolvimento das pesquisas. Tais dados e resultados obtidos são reportados mensalmente em relatórios parciais, que também são encaminhados ao órgão fiscalizador (IPHAN), de forma a garantir transparência e melhor acompanhamento do processo.

Nossa Equipe
Prof. Dr. João Sampaio d’Avila

Prof. Dr. João Sampaio d’Avila

Diretor Presidente

Atua desde 1989 prestando serviços de consultoria

Diretor Presidente da Ambientec, atua desde 1989 prestando serviços de consultoria, assessoria e capacitação em Engenharia Ambiental e Química. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1965), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (1968) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (1978). Professor visitante do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Houston – USA (1979). Possui vasta experiência em Engenharia Ambiental, com sólidos conhecimentos em modelos de simulação matemática, para tratar de problemas de controle de poluição, tendo publicado e apresentado em Congressos vários trabalhos relacionados a este tema, dentre estes: simulação do salmouroduto da Vale no litoral Sergipano; além de enquadramento das águas, degradação ambiental, estudo de impacto ambiental, diagnóstico e monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, entre outros. Foi Perito da 1ª Vara da Justiça Federal, visando o equacionamento da questão dos Resíduos Sólidos da região metropolitana de Aracaju. Presta diversos serviços de consultoria para a iniciativa Pública e Privada, ressaltando as empresas VALE, Petrobrás, Cimentos Votorantim, Sowitec, General Eletric (GE), Cimentos Apodi, entre tantas outras.

Mauro Lima

Mauro Lima

Diretor Ténico

Mestre em Engenharia Ambiental, Sanitária e Recursos Hídricos

Mestre em Engenharia Ambiental, Sanitária e Recursos Hídricos (2008) e Engenheiro Metalurgista e de Materiais (1997), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, além de possuir MBA em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos pela Ecobusiness School, em parceria com a State University of New York at Morrisville (2004) e cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos e de Meio Ambiente. Desde 1997, atua progressivamente nas áreas de gestão operacional e estratégica, engenharia e tecnologias aplicadas às áreas de meio ambiente, sustentabilidade, projetos, processos, produção, qualidade, pesquisa e laboratórios. Também possui vasta experiência no gerenciamento de equipes multidisciplinares, o que atesta a sua consolidada trajetória, ao longo de mais de vinte anos, à frente de cargos relevantes, em empresas multinacionais de destaque, com atuação expressiva tanto em operações e processos industriais quanto no gerenciamento estratégico, desenvolvimento e execução de projetos de grande porte, nos mais diversos temas de sustentabilidade e gestão socioambiental empresarial.

Matheus Vieira

Matheus Vieira

Diretor Administrativo Financeiro

Gestão de Comércio Exterior • Mackenzie • SP

Mestre em Engenharia de Processos (2008), Engenheiro Ambiental (2005) e, atualmente, também é graduando do Curso de Engenharia Civil, todos pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE. Desde 2006, vem desenvolvendo uma carreira sólida e progressiva na engenharia ambiental, em projetos e estudos diversos, relacionados ao licenciamento ambiental, tais como a elaboração de projetos de estações de tratamento de efluentes (ETE), gerenciamento de resíduos sólidos, elaboração de projetos de reutilização de água, avaliação da qualidade de efluentes, entre outros. Além disso, também ocupou um cargo de expressiva relevância em uma multinacional de resíduos sólidos, como Coordenador de Operações. Em função do teu forte perfil empreendedor, também já foi sócio de duas empresas, onde atuou como Diretor Financeiro em ambas, sendo esta a função que atualmente desempenha na Ambientec, face à sua afinidade com a sustentabilidade dos negócios e serviços da empresa.

Nossos Clientes
Depoimentos
Lorem ipsum dolor sit consectetur adipiscing elit. Fusce non arcu blandit magna efficitur gravida. Sed eleifend, diam sed molestie aliquet, justo ipsum semper lectus, sed efficitur.
John Smith

Lorem ipsum dolor sit consectetur adipiscing elit. Fusce non arcu blandit magna efficitur gravida. Sed eleifend, diam sed molestie aliquet, justo ipsum semper lectus, sed efficitur.
Jenny Cane

Endereço

Praça Gracho Cardoso, 32 – São José, Aracaju – SE, 49015-180

Telefone

(79) 3211 4133

E-mail

contato@ambientec.co

×