Prof. Dr. João Sampaio d’Avila

Prof. Dr. João Sampaio d’Avila

Diretor Presidente

Atua desde 1989 prestando serviços de consultoria

Diretor Presidente da Ambientec, atua desde 1989 prestando serviços de consultoria, assessoria e capacitação em Engenharia Ambiental e Química. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1965), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (1968) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (1978). Professor visitante do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Houston – USA (1979). Possui vasta experiência em Engenharia Ambiental, com sólidos conhecimentos em modelos de simulação matemática, para tratar de problemas de controle de poluição, tendo publicado e apresentado em Congressos vários trabalhos relacionados a este tema, dentre estes: simulação do salmouroduto da Vale no litoral Sergipano; além de enquadramento das águas, degradação ambiental, estudo de impacto ambiental, diagnóstico e monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, entre outros. Foi Perito da 1ª Vara da Justiça Federal, visando o equacionamento da questão dos Resíduos Sólidos da região metropolitana de Aracaju. Presta diversos serviços de consultoria para a iniciativa Pública e Privada, ressaltando as empresas VALE, Petrobrás, Cimentos Votorantim, Sowitec, General Eletric (GE), Cimentos Apodi, entre tantas outras.

Mauro Lima

Mauro Lima

Diretor Ténico

Mestre em Engenharia Ambiental, Sanitária e Recursos Hídricos

Mestre em Engenharia Ambiental, Sanitária e Recursos Hídricos (2008) e Engenheiro Metalurgista e de Materiais (1997), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, além de possuir MBA em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos pela Ecobusiness School, em parceria com a State University of New York at Morrisville (2004) e cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos e de Meio Ambiente. Desde 1997, atua progressivamente nas áreas de gestão operacional e estratégica, engenharia e tecnologias aplicadas às áreas de meio ambiente, sustentabilidade, projetos, processos, produção, qualidade, pesquisa e laboratórios. Também possui vasta experiência no gerenciamento de equipes multidisciplinares, o que atesta a sua consolidada trajetória, ao longo de mais de vinte anos, à frente de cargos relevantes, em empresas multinacionais de destaque, com atuação expressiva tanto em operações e processos industriais quanto no gerenciamento estratégico, desenvolvimento e execução de projetos de grande porte, nos mais diversos temas de sustentabilidade e gestão socioambiental empresarial.

Matheus Vieira

Matheus Vieira

Diretor Administrativo Financeiro

Gestão de Comércio Exterior • Mackenzie • SP

Mestre em Engenharia de Processos (2008), Engenheiro Ambiental (2005) e, atualmente, também é graduando do Curso de Engenharia Civil, todos pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE. Desde 2006, vem desenvolvendo uma carreira sólida e progressiva na engenharia ambiental, em projetos e estudos diversos, relacionados ao licenciamento ambiental, tais como a elaboração de projetos de estações de tratamento de efluentes (ETE), gerenciamento de resíduos sólidos, elaboração de projetos de reutilização de água, avaliação da qualidade de efluentes, entre outros. Além disso, também ocupou um cargo de expressiva relevância em uma multinacional de resíduos sólidos, como Coordenador de Operações. Em função do teu forte perfil empreendedor, também já foi sócio de duas empresas, onde atuou como Diretor Financeiro em ambas, sendo esta a função que atualmente desempenha na Ambientec, face à sua afinidade com a sustentabilidade dos negócios e serviços da empresa.

João Victor Maia d’Avila

João Victor Maia d’Avila

Diretor Executivo e Vice-Presidente

MBA em Gestão de Projetos • IBMEC • RJ

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE (2008), também possui MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, Rio de Janeiro/RJ (2013) e diversos cursos de formação complementar na área de meio ambiente e sustentabilidade. Há mais de quinze anos, vem desenvolvendo uma sólida carreira progressiva na Ambientec, com atuação nas mais diversas áreas da empresa, tais como técnica, operacional, gerencial, estratégica, marketing, institucional e comercial. Neste contexto, exerceu atividades como gestor de projetos na área de licenciamento ambiental, estudos ambientais estratégicos, projetos de tratamento de efluentes, remediação de passivos ambientais, dentre tantos outros, sendo que esta trajetória multidisciplinar lhe confere uma ampla bagagem de conhecimentos para exercer a sua atual posição de Diretor Executivo e Vice-Presidente da empresa. Em função da sua aptidão também pela área de docência, em paralelo às suas atividades na Ambientec, durante os anos de 2012 e 2013 atuou como professor voluntário na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e, atualmente, nas horas livres, continua exercendo a docência no ensino superior e em disciplinas na área de meio ambiente e sustentabilidade, em cursos de pós-graduação.

Arthur Maia d’Avila

Arthur Maia d’Avila

Diretor Comercial e Institucional

Gestão de Comércio Exterior • Mackenzie • SP

Graduado em Administração, com ênfase em Gestão de Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP (2010), atua na coordenação das atividades de planejamento e gestão comercial e institucional da Ambientec, junto aos setores público e privado, definindo as melhores práticas e estratégias de posicionamento do negócio, prospecção, vendas e negociação de contratos. Além disso, também lidera a diversificação, ampliação e integração da carteira de novos produtos e serviços da empresa, nos mais diversos temas socioambientais e de sustentabilidade, assim como a Gestão do Patrimônio Arqueológico, bem como o Restauro e Requalificação do Patrimônio histórico edificado, tendo gerenciado os contratos destas novas áreas junto a clientes de porte nacional e multinacional. Possui forte atuação na gestão de relacionamento institucional, junto aos principais stakeholders e, nos últimos anos, também tem se dedicado à criação de consórcios com empresas parceiras, tanto no Brasil quanto no exterior, devidamente selecionadas através da sinergia de valores corporativos, para atendimento de contratos financiados por instituições financeiras internacionais, tais como o BID e BIRD, como parte integrante da estratégia de atuação globalizada da empresa.

Francisco Dórea

Francisco Dórea

Coordenador Comercial

Bacharel em Ciências Contábeis

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE, Aracaju/SE (2007). Atua na empresa desde 1996, participando em diversos projetos, como programador, cadista, navegador e editor gráfico de relatórios técnicos. No passado, liderou a implantação do processo contábil na empresa, atuando também como orçamentista, assistente financeiro, gerente financeiro e diretor administrativo-financeiro, ocupando atualmente o cargo de coordenador comercial. Em paralelo, atualmente está cursando nova graduação, na área de engenharia, o que já tem lhe permitido, face ao seu perfil profissional multifuncional, realizar diversos serviços correlatos, tais como desenhos técnicos, acompanhamento de serviços de instalações elétricas em Estações de Tratamento de Efluentes e, ainda, também tem lhe permitido participar e contribuir ativamente na empresa, junto à equipe de desenvolvimento de soluções em energias renováveis.

Henrique d'Avila

Henrique d'Avila

Coordenador Técnico

Bacharel em Ciências Biológicas pela UFS

Vem desenvolvendo uma consolidada carreira progressiva na Ambientec, há mais de dez anos, com expressiva atuação nos diversos temas ligados aos estudos e projetos de meio ambiente e sustentabilidade, especialmente na avaliação de impactos e prognósticos socioambientais, tais como projetos envolvendo comunidades, sensibilização e mobilização social, levantamentos e caracterização faunística e florística, entre tantos outros. Nos últimos anos, também tem atuado como coordenador temático de complexos diagnósticos de biota aquática e terrestre, como parte integrante de Estudos de Impactos e Planos de Controle Ambientais, em processos de obtenção de licenças e outorgas em empreendimentos de grande porte. Além disso, também atua no desenvolvimento e coordenação de projetos de identificação e avaliação de ativos e serviços ambientais, no contexto dos mais diversos estudos e projetos estratégicos de meio ambiente e sustentabilidade, sempre com especial atenção à legislação ambiental vigente.

Daniela Guimarães

Daniela Guimarães

Coordenadora Técnica Meio Biótico

Mestre em Ecologia pela UNICAMP

Mestre em Ecologia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Ciências Biológicas (2001) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de possuir Especialização em Gestão Ambiental (2006). Vem atuando em projetos de Licenciamento Ambiental desde 2004, com mais de dez anos de experiência na coordenação de Estudos Ambientais, tendo atuado em projetos onshore e offshore de diversos segmentos, incluindo os setores de energia, gás e petróleo, acumulando vasta experiência no gerenciamento de equipe, identificação e avaliação de Impactos Ambientais, indicação de Medidas Mitigadoras e elaboração de Planos e Programas Ambientais. Possui uma especial afinidade por atividades de campo para diagnóstico e manejo de fauna terrestre e aquática e, além de coordenar equipes multidisciplinares nessas atividades, atua como ornitóloga e especialista em macrofauna bêntica, tendo participado de projetos de Caracterização e Monitoramento Biológico de grande expressividade nacional.

Miguel Moura

Miguel Moura

Coordenador Técnico Meio Físico

Engenheiro Ambiental pela Universidade Tiradentes

Pós-graduado em Engenharia de Petróleo, pela Faculdade Wyden, Salvador/BA (2010) e em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Tiradentes – UNIT (2016). Profissional com mais de 10 anos de atuação consolidada nas áreas de sustentabilidade empresarial, meio ambiente, segurança do trabalho, entre outras, com ênfase nas atividades de petróleo, gás natural e empresas de consultoria socioambiental, possuindo efetiva participação na elaboração de estudos e processos de licenciamento ambiental, bem como coordenação técnica, gestão ambiental, vistorias, auditorias, acompanhamento de condicionantes de licenças ambientais, articulação com órgãos institucionais, dentre outras diversas atividades correlatas à sua trajetória profissional multidisciplinar, envolvendo questões técnicas, operacionais e sistemas de gestão socioambiental.

Waldson Costa

Waldson Costa

Coordenador Técnico Meio Socioeconômico

Especialista em Engenharia de Tráfego

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS/2018), Especialista em Engenharia de Tráfego (Fac. Jardins/2018), Especialista em Educação Ambiental em Espaço Socioambientais Educadores (UFS/2016) e licenciado em Geografia pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE (2007). Desde 2009 atua na gestão e coordenação de projetos de restauração florestal em mananciais, projetos e programas de Educação Ambiental de licenciamento ambiental federal, elaboração de estudos do Meio Antrópico em Licenciamento Ambiental e atuação em Conselhos de Gestão Participativa de Unidades de Conservação Estadual e Federal. Possui experiência em gestão de projetos socioambientais com instituições públicas e privadas. Atua na Direção de Meio Ambiente da OSCIP Sociedade Semear, instituição de referência no Estado de Sergipe em projetos de Educação de Jovens e Adultos, Artes Plásticas e execução de projetos de educação ambiental no licenciamento ambiental.

Marcelo Iury de Oliveira

Marcelo Iury de Oliveira

Arqueólogo Coordenador

Bacharel em Antropologia pela PUC de Goiás

Bacharel em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (2014). Possui experiência em gestão de projetos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro, sendo que desde 2007 tem atuado em prol da preservação dos bens acautelados, especialmente em projetos de prospecções e salvamentos de registros arqueológicos (em sítios de categorias históricas e pré-históricas), bem como em levantamentos de referências culturais imateriais (bens Tombados, Registrados, Inventariados e Valorados).

Endereço

Praça Gracho Cardoso, 32 – São José, Aracaju – SE, 49015-180

Telefone

(79) 3211 4133

E-mail

contato@ambientec.co

×